quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Marketing Relacional

O Marketing Relacional é o resultado da evolução natural do Marketing Directo e hoje em dia é aplicado através de diversos modelos de marketing como o Permission Marketing, o Marketing one-to-one e outros. Esta ideia é muitas vezes camuflada de diferentes maneiras mas, no fundo, todas querem dizer o mesmo; construir e desenvolver relações entre a Marca e os seus Clientes, enquanto indivíduos com vontade própria, inteligência e necessidades específicas. Uma relação com o consumidor não se estabelece de um dia para o outro, há que construí-la, há que ganhar confiança mútua, tal como numa relação de amizade onde a confiança só se adquire com o tempo. E enquanto estas etapas se vão construindo, vai-se notando uma mudança na atitude das empresas que as adoptam. De facto, essas empresas passam a agir de fora para dentro e a ter uma atitude de mercado muito mais proactiva, reagindo assim à actividade do consumidor que, ganhando confiança na Marca, passa também ele a ser muito mais exigente nesta relação. O consumidor vai passando à Marca informações sobre si próprio, dando-lhe a oportunidade de desenvolver produtos e serviços à sua medida (customização). Só recentemente a prática do Marketing One-to-one se tornou acessível em grande escala, devido à baixa dos preços dos recursos tecnológicos. A tecnologia de hoje permite a uma empresa acompanhar os seus clientes de forma quase individual. Tecnologias interactivas como a Web (e-marketing), os Call Centers (telemarketing), a TV Interactiva e as ferramentas de automação da força de vendas permitem a conexão automática dos clientes à empresa.
Fonte: one-to-one.pt

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